Um Homem de Brios

Bons dias

Hoje o tema das nossas terças favoritas é ,mais uma vez as leituras , uma obra de Camilo Castelo Branco.
Para quem não conhece o autor ou até nem sabe muito deole bastava ir ao google e pesquisar certo? Mas eu vou facilitar tudo isso porque vou vos fazer uma pequena bibliografia do autor desta obra.

Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, nasceu a 16 de março de 1825 em Lisboa e faleceu a 1 de junho de 1890 em Famalicão aos 65 anos.
Foi um homem multifacetado , desde escritor, cronista, poeta, romancista. Uma das obras mais conhecidas é : Amor de Perdição.
Normalmente existe um facto que para quem le bastantas obras deste e outros autores vai aperceber-se de que grande maioria acabou por se suicidar por enlouquecer, ou por cair na cegueira , como este autor caiu na cegueira noturna e suicidou-se.

Esta obra tem uma primeira, ou seja é o seguimento da obra : Onde está a Felicidade? . É um romance que retrata a sociedade da época normalmente caraterizada pela importância que davam ao dinheiro e aos estatutos que detinham. A sociedade acaba sendo representada por Guilherme do Amaral – simbolizando a riqueza  e por Augusta – simbolizando a população de poucos recursos (mais pobre).
Toda a ação principal passa-se na grnade Cidade do Porto , com duas caras da população como podem ver.
Um pequeno resumo deste romance: Guilherme do Amaral e Augusta vão se conhecer numa das rua da grande cidade do Porto enquanto ela realizava o seu trabalho como sapateira. Tornam-se amantes , porém acaba sendo abandonada por Guilherme que irá apaixonar-se assim pela sua prima. Augusta fica grávida de Guilherme, contudo o seu filho acaba por falecer. Mais tarde, Augusta irá casar com o seu primo Francisco e tornar-se-ão Baroneses de Amares.

Um homem de Brios é então a continuação da primeira obra.
Após 5 anos mais tarde Guilherme vai regressará a Lisboa, e vai ficar a saber que a mulher que um dia conheceu ,ou seja, aquela Augusta deixara de ser a mesma .
Amaral deveria sentir remorso e vergonha por tudo o que lhe fizera. Era vista como uma mulher que vai aos bailes provocar os risos dos que lhes conhecem o nascimento e desprezada-a enquanto a mulher que era.
A chegada dele á cidade onde a baronesa se encontrava e ao saber da notícia de quem permanecia por aquelas bandas, fê-la entristecer porque a verdade era que nunca havia esquecido o seu primeiro amor- Era casada com o seu primo mas nem tudo era um mar de rosas, pois ela não o amava logo era infeliz sendo que o seu primo amava-a , apesar de que o sentimento não era mútuo e tentava de tudo para a ver feliz…..
Foi no dia 27.03.1851 que Guilherme viajou para a cidade do Porto. De momento apenas se sentia pessimamente ao recordar na rua dos Arménios o que tanto passou com quem amou verdadeiramente , e por agora não a tinha mais a sua espera .
Durante a sua estadia na cidade do Porto ,tomou conhecimento de que na altura em que traiu Augusta ela estaria grávida porém o recém-nascido havia falecido.
O Poeta, grande amigo de ambos sem o conhecimento de Amaral, vai receber uma carta da sua amiga onde a mesma se despede dele, dando um fim á sua vida de longo sofrimento por não ter realmente do seu lado quem ama.

Vai dirigir-se a Lisboa com a máxima urgência e vai deter-se com inúmeras cartas , que desconhecia terem sido enviadas por Guilherme a Augusta.
Tinha uma missão, fdazer com que conseguisse que tanto Guilherme como Augusta esquecessem o amor que sentiam após tanto tempo um pelo outro, contudo isso falhou.
Amaral vai ser agredido numa das ruas da cidade e será acolhido na casa dos Baroneses. Com a reaproximação Augusta vai  adoecer.
Assim, Augusta acaba por falecer nos braços da sua amiga e Guilherme vai enlouquecer.

Uma citação que gostei:  

“São duas pessoas que se conheceram e com o tempo esquecera reciprocamente as feições,de modo que se encontram , e não se reconhecem.”
A minha opinião sobre a obra… bem eu amo romances por isso qualquer romance me fascina, dá me vontade de devorar o livro inteiro num só dia mesmo que o livro seja enorme.
Espero que tenham gostado
Beijinhos

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s