E se fosse consigo?

E se fosse consigo?”, um programa com 2 temporadas onde obteve muito sucesso de audiências, tem como objetivo abordar temas sensíveis. São atores duma escola de interpretação /atores que representam as mais diversas situações, como racismo, violencia doméstica, entre muitos outros. E assim pretendem interpretar as situações das formas como acontecem, saíndo para as ruas tentando apelar á atenção das pessoas de que algo tem de ser feito, apesar de que muitas levam tudo como se nem fosse com elas.. Mas a verdade é que não podemos reagir assim a determinadas situações, onde está o nosso poder da palavra ? E a liberdade para dizer que algo está mal ? Pois é, está na hora de se repensar que muitas vezes podemos estar a tempo de mudar muitas atitudes e ações erradas.

Vou falar de 2 temas que achei interessantes abordar:


Racismo

Um tema super falado, onde infelizmente até já os mais novos o praticam, quando gozam com alguém de cor, de outra língua, por a sua imagem.
Infelizmente atualmente muita gente pratica estes atos para com os outros ,mesmo que nem sempre veja o que realmente está a fazer, porém gozam com pessoas de cor, e conseguem por vezes ser piores que animais ao serem da forma que são com tais atitudes para pessoas iguais a nós.
Contudo como referi inicialmente, o racismo não é só praticado pelos adultos, também é praticado pelas crianças…por aquilo que muitos pais ao serem xenófobos transmitem aos filhos as mesmas ideias e vemos os mais novos a praticarem as mesmas ações com outras crianças, e levam tudo como se fosse a maior alegria ao ver o sofrimento do outro.. Através do racismo, discriminação, começa o bullying.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/e-se-fosse-consigo/racismo/2016-04-18-E-Se-Fosse-Consigo–Racismo

Preconceito com pessoas sem-abrigo

Uma situação que cada vez toma proporções enormes, é o facto de existir a cada da que passa mais pessoas a dormirem na rua. Pois é , infelizmente estas pessoas encontram-se com mais facilidade nas ruas das grandes cidades, e chegam ás ruas pelos diversos motivos que nem sempre são aqueles que os deveria fazer estar ali. Mas existe tanto caso, que a única opção deles é abrigarem-se da forma como podem e viverem cada dia de cada vez. Estes episódios , como já referi no tema anterior, é para apelar a situações que cada vez são de elevados números e que quase não há mãos a medir com tanta gente a viver nas condições que estas pessoas vivem… É necessário sermos solidários com estas pessoas , é necessário conseguir com que elas se deixem ajudar porque infelizmente nem todos querem ser ajudados.. Mas de certeza que se lhes oferecermos um abraço e uma ou duas refeições dignas , que isso eles não vão negar e vão nos agradecer ,porque certamente andam de estomâgo vazio, e passam assim os seus dias.

Para mim, estas pessoas deixam-me bastante abaladas, faz-me pensar bastante como antes tinham tudo e do nada encontram-se a passar frio, a levar com a chuva, sem um teto, sem saberem o que é uma refeição digna, um afeto por parte de alguém… tornam-se pessoas solitárias , mas que só necessitam de NÓS ! Uma situação que já me chocou imenso, e para quem é de Lisboa certamamente que sabe do que me refiro… Na noite de ano novo a estação do oriente enche-se de pessoas que estão nesta situação, onde passam a noite e oferecem roupa quente e uma refeição quentinha . E quando eu vi tal ação senti-me bastante comovida, senti-me como se de certa forma impotente, faz me questionar porque, faz me questionar como será terrivel estar naquelas condições..

https://www.youtube.com/watch?v=sT0Qluh8UUk

Este foi o post relacionado com um programa que a meu ver é excelente pois aborda o que todos os dias acontecem e muitas pessoas fazem de conta que nada se passa. O facto de que poderíamos fazer mais e simplesmente passa-se ao lado sendo totalmente indiferentes ao resto, mas e se fosse contigo? E se fosse com alguém que te é próximo? Deixarias o assim nestas condições? Farias algo para ajudar?

Beijos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s