Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 

 

“ O Holocausto não foi só o massacre de inocentes, foi o massacre de pessoas indefesas”
Hoje decidi fazer um pequeno relembrar para todas as pessoas que conheçem e todas as que não conhecem ,em  memória a um dos piores dias para muitas famílias que passaram muito naqueles campos de concentração e de genocídio… onde maioria daquelas pessoas perderam a vida. Faz exatamente 73 anos que tudo aconteceu, 73 anos sobre a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.
Este é sem dúvida um dia que não devemos esquecer, um dia que devemos relembrar sempre porque é um marco importante na história, na nossa história. Certamente muitos de nós não sofreram nada disto e ainda bem, mas houve quem sofresse .. O que é terrivel, é atos animalescos, atos que nem eu sei que palavra usar da melhor forma para retratar o que hitler fez a estas pessoas desumanamente..
Atualmente falar deste acontecimento mortal que sucedeu há imenso tempo, faz pensar como alguém foi capaz de desejar trazer ao mundo um novo homem, se bem me recordo na escola (no ensino básico) sempre ouvia dizer que o Hitler desejava um único homem, loiro e de olhos azuis, quando na verdade ele nem atingia esse suposto padrão. Hoje digo-vos que parvoíce e que tristeza ao mesmo tempo! Foi sofrimento atrás de sofrimento, os números são assustadores e por isso não podemos ficar indiferentes a tal crueldade e que principalmente deve ser recordada por ser o dia que permitiu a libertação de todos os que ainda sobreviveram ao inferno dos campos de concentração.
O que é o holocausto?
É conhecido como o maior genocídio ou assassinato em massa de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no século XX. Adolf Hitler , o líder deste extremínio pelo regime nazista que pretendia eliminar essencialmente todos os que fossem judeus, contudo alargou-se também a pessoas de etnia cigana, jeovás, deficientes físicos e mentais, homessexuais, comunistas, poloneses.
A palavra holocausto deriva da palavra grega holos (todo) e kaustro (queimado). Do hebraico Shoá ( a catástrofe ) .
Causas do holocausto
– o ponto fulcral do nazismo era o racismo , em que os alemães pertenciam a uma raça superior : ariana , em que deveriam ser eles a comandar o mundo;
– os judeus eram os principais inimigos da raça ariana;
-os alemães culpavam os judeus pelo caos que a Alemanha vivia após a Primeira Guerra Mundial e dos Tratados de Paz;
-Hitler defendia que os judeus eram uma raça inferior à sua e por isso deviam ser eliminados ;
O extermínio dos Judeus
Tal como já referi , levou à morte de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia principal era proceder ao extermínio através de métodos científicos.
Nos campos de Auschwitz , na Polónia, em apenas 3 dias foram assassinados nas câmaras de gás e cremados cerca de 22 mil judeus.
Com  facto de que a Alemanha vinha a enfraquecer a nível populacional , foi necessário libertar os prisioneiros , data : 27 de janeiro de 1945

 

Campos de concentração e Guetos :
Campos de concentração ou genocídio: os primeiros campos de concentração surgiram em 1933 quando Hitler havia se tornado chanceler e o partido nazista conseguiu todo o poder .
Estes campos eram locais onde isolavam as pessoas, todo o terreno denominado era cercado por arame farpado como forma de fronteira de forma a não ser permitido a fuga dos prisioneiros e estava constantemente vigiado.
Guetos : cidades que os nazis tinham sob o controlo deles , cercadas de altos muros e arames farpados , destinada ao isolamento de judeus

 

 

 

Deixo-vos uma sugestão de filmes /livros relacionados com Auschwitz para os mais curiosos

 

 

E para vocês o que tem a dizer sobre este dia ?

Na minha escola faz-se sempre uma homenagem a este dia porque não se pode deixar passar ao lado, é um dia que todos devemos saber o que exatamente aconteceu nos antepassados.

Um beijinho, espero que tenham gostado do post
Anúncios

2 Replies to “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”

  1. Olá muito obrigada desde ja pelo teu feedback sobre o local que tanto marca apesar de não termos presenciado aqueles momentos terriveis.Tenho de concordar em parte contigo, não sei bem se conseguiria entrar ..mas se se entrasse lá tal como tu choraria imenso . Sim é verdade… Números assustadores.. Vou seguir também, um beijinho

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s