Projeto Escreve-Te | Setembro Amarelo

Olá Diamond´s

Para dar início a mais um post no blogue, nada melhor que continuar a apelar para o Giveway relacionado com o aniversário do blogue que foi no passado dia 18. O Giveway encontra-se no instagram do blogue , @blogue_diamond , e na foto dos produtos têm todos os passos a serem cumpridos para poder ser válido a vossa participação.

Cá estou eu com mais um projeto para vocês no blogue, com muito carinho e muito a agradecer à minha querida amiga por se lembrar de mim, e como são coisinhas que eu adoro fazer parte não digo que não! Para quem se pergunta se pretendo fazer o blogue só de projetos, não não pretendo, mas pretendo levar até vós meus leitores e seguidores todo o tipo de informação e conhecimento que me for possível transmitir, por isso espero que continuem a acompanhar o blogue e todo o seu caminho de progresso.

Hoje nada menos importante que todas as outras publicações no blogue , trago-vos um assunto muito muito importante : Setembro Amarelo !

Então eu vou explicar-vos o que consiste e o que eu venho fazer com este post, espero que gostem 🙂

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira com o intuito da prevenção do suicídio e teve início em 2015. O motivo pelo qual o mês de Setembro foi escolhido para esta campanha, foi que no dia 10 é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O suicídio no Brasil atualmente é considerado um problema de saúde pública, pois cada vez mais tem impacto em jovens o que eleva a taxa de mortalidade por suicídio.

A origem da Cor Amarela , foi derivado de uma história que inspirou na causa deste mês. Que em 1994 um jovem terá cometido o suicídio, num carro amarelo, e família e amigos terão distríbuido fitas amarelas e cartões por todas as pessoas que atravessassem a mesma situação que o jovem, assim a mensagem foi se alastrando pelo mundo fora até então.

Em Portugal , o mês Setembro Amarelo celebra a sua terceira campanha com o intuito de passar a mensagem que devemos estar muito mais atentos ao que se passa na população seja mais nova ou de mais idade. Estudos apontam para que seja de número elevado na zona do interior do país , de idades compreendidas a partir dos 65 anos maioritariamente do sexo masculino.

Atualmente o suicídio começou a tornar-se frequente mais do que se esperava, e é importante fazer-mos algo para impedir que isto continue a acontecer, para muitas vezes impedir-mos alguém perto de nós de o fazer ! Sim podes não notar que aquela pessoa esteja mal ao ponto de poder terminar com a sua própria vida, sim aquela pessoa que não está a passar um bom momento da sua vida e que se for preciso demonstra um sorriso para mascarar o que está a acontecer.

Diz-me , alguma vez notaste alguém em baixo ? Mais afastado que o normal ? De poucas falas ? Se sim de que esperas para a ajudar, para lhe estenderes a mão e poderes prevenir que uma coisa assim aconteça? Vai ! Ajuda e impede que menos uma vida termine!

Existe diversos mitos que por vezes todos nós acreditamos e ninguém percebe a realidade do que está a acontecer, e isso implica em consequências que só nos apercebemos quando será tarde demais.   A Campanha de Prevenção , pretende alertar as pessoas para que algo não está bem com alguém e que temos de agir antes que seja tarde. Uma das causas que mais termina com a vida das pessoas, não escolhe classes sociais , nem famílias , sim não é um mito mas uma realidade.. pode acontecer a qualquer pessoa sem te aperceberes e mais tarde vemos  números assustadores da grande realidade.

É um tema muito importante e que jamais deve ser esquecido ou posto de lado porque não nos apetece dar-lhe importância. Saber agir perante algo assim é fundamental porque não pensem que uma pessoa pretende suicidar-se só porque sim, uma pessoa toma tal atitude porque não está bem , porque ninguém percebeu o que realmente se passava consigo e ela achou a melhor solução de tal forma mais cruel.

Temos de apelar para que esta campanha continue a vencer e a chegar cada vez mais longe e deixar a sociedade de alerta às coisas mais insignificantes que nos pode ser uma grande pista na verdade!

Chega de suícidio! Vamos ouvir quem precisa da nossa ajuda! Vamos dar ouvidos a quem precisa e ajudar a ultrapassar a situação da melhor forma sem ter que chegar a esse ponto.

 

setembro amarelo

Projeto Escreve-te

 

Espero que tenham gostado deste post , e vamos apelar para que exista a prevenção e a diminuição de tantas mortes causadas por suicídio. Um beijinho

Anúncios

8 Replies to “Projeto Escreve-Te | Setembro Amarelo”

  1. Olá! Como dizes este é um tema muito importante e por vezes basta uma palavra de conforto ou um abraço para que a vida do outro mude. Para além disso, outras vezes somos nós que estamos deprimidas e quando acontece devemos ter a coragem de pedir ajuda. Gratidão pelas tuas palavras!
    Beijinhos
    Guida Guardado
    https://kidsandgrown-ups.com/

    Gostar

    1. Olá
      Sim verdade é muito importante, porque podiamos fazer mais e ás vezes nem damos por isso…
      E se puder-se ajudar o próximo porque não? Fazer-se a boa ação, o por demonstrar que estamos cá para tudo o que for preciso é essencial , e faz as pessoas sentirem-se melhores. Também é verdade, nem sempre estamos bem e precisamos que nos ajudem mesmo que não sejamos capazes de o fazer de forma mais clara.
      Muito grata fico eu pelo teu comentário, um beijinho grande

      Gostar

  2. Olá minha querida, gostei muito do teu Post, gostei essencialmente da parte de pesquisa sobre a origem do nome desta prevenção, e no seu todo acho que é um Post muito informativo, o que nos dias de hoje é muito importante, porque sejamos sinceras o pior mal do ser Humano é a falta de informação e agir sob pressão ou mexericos!!
    É muito gratificante ver que nós bloggers cada vez temos mais voz neste mundo e que juntas podemos ajudar e fazer a diferença!!

    Um grande beijinho,
    Melani
    http://umtoquedesimplicidade.blogspot.com/

    Gostar

    1. Ola desde já muito obrigada eu pelo comentário que me deixas muito bom e que me deixa de coração cheio <3.
      Muito obrigada por teres gostado do post, faço-o sempre com todo o carinho para todos os meus leitores e seguidores.
      Sim é verdade, e por vezes também as pessoas não se importam realmente quando existe as campanhas de prevenção pelos diversos motivos e acho que apesar de tudo é algo que se deve dar atenção. Nunca se sabe quando na verdade é necessário agir ou saber o que fazer perante determinada situação correto?
      Tenho de concordar plenamente contigo. Nós bloggers temos de continuar a lutar mais e mais e a demonstrar que somos capazes de dar voz ao que necessita de ser ouvido. Um beijinho e muita sorte de continuidade com o teu blogue.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s