Projeto EscreveTe | Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Olá Diamond´s

Contamos com mais um post do Projeto EscreveTe para vocês e sendo um projeto focado em temas atuais e super importantíssimo , dou-vos a conhecer e a reconhecer este dia tão importante no mês de Novembro. O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é celebrado em Portugal no dia 25 de Novembro , e no post de hoje vou dar-vos a conhecer tudo sobre este dia, fiquem connosco e espero que gostem.

Foi no dia 25 de Novembro de 1960 na República Dominicana foram assassinadas três irmãs Mirabal que eram ativistas políticas , por ordem do ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo. Celebrou-se pela primeira vez em 1981 em Bogotá na Colômbia, o Primeiro Encontro Feminista Latinoamericano e do Caribe , onde foi decidido marcar o dia 25 em memória das vítimas que foram assassinadas.

Em 2006 foi apresentado um estudo profundo sobre todas as formas de violência contra a mulher e passo a citar : Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher


“Por que este é Dia internacional?
Devido a: * A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos. * A violência contra a mulher é consecuência da discriminação que sofre, tanto nas leis como na prática, e a persistência das desigualdades por questões de gênero. * A violência contra a mulher afeta e impede o avance em muitas áreas, incluidas a erradicação da pobreza, a luta contra o HIV/AIDS e a paz e a segurança. * A violência contra as mulheres e as crianças pode ser evitada. A prevenção é possível e essencial. * A violência contra a mulher continua sendo uma pandemia global. Cerca de 70 % das mulheres sofrem violência na vida. Desde o 25 de novembro até o 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, a campanha 16 días de ativismo contra a violência de gênero tem por objetivo sensibilizar e mobilizar o público em todo o mundo para conseguir uma mudança. Este ano, a campanha do Secretário Geral “ÚNETE para pôr fim a violência contra as mujeres” convida a
«pintar o mundo de laranja», usando assim a cor escolhida pela campanha como símbolo de um futuro mais brilhante sem violência.

Organização das Nações Unidas “

 

Este dia surgiu como forma de se tentar impedir a violência contra as mulheres no mundo, e sendo um tema controverso e que gera todo o tipo de opiniões até mesmo as mais otárias (desculpem a linguagem malta), todos nós atualmente ao acompanhar as noticias sabemos que é algo que diariamente não terminou e certamente ainda se tem um longo caminho pela frente para demonstrar a todas as mentes retrógadas que existem.

Em Portugal , a APAV está a sensabilizar o dia em conjunto com a Rádio Comercial de forma a alertar as pessoas para o que está a acontecer no mundo e com as mulheres que sofrem todos os dias de violência. Segundo estatísticas da APAV entre 2013 e 2015 houve um total de 19.312 mulheres vítimas de violência doméstica.

Dados estatísticos a nível mundial , mais de 8 milhões de adolescentes sofreram abusos sexuais e muitas mais morreram nas mãos de homens. Perante estes números assustadores, há que pensar se realmente queremos continuar a viver neste mundo com números assim ou se vamos ter cabeça para lutar e fazer para que tudo isso mude?

É preciso fazer-se algo antes que os números continuem a aumentar mais e mais , temos de lutar pelos nossos direitos e deixar de ter medo de dizer que infelizmente passamos por uma situação assim ou alguém da nossa familia passa. Temos de ser capaz de dizer CHEGA!

Vamos lutar para que exista a mudança, para que se deixe de cometer a violência contra as mulheres. Deixo-vos contactos e vamos ajudar mais mulheres a conseguirem se libertarem desses monstros .

 

Linha de Apoio à Vitima : 116 006

Tens também contactos como a GNR, os Bombeiros, o Centro de Saúde mais perto, a Saúde 24 horas, a PSP.

APAV-violencia-domestica

 

Espero que tenham gostado do post de hoje e vamos sempre tornar este dia cada vez mais como uma vitória de se conseguir lutar pelos nossos direitos e impedir que mais mortes aconteçam. Um beijinho e até amanhã com mais um post no blogue

Anúncios

3 Replies to “Projeto EscreveTe | Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s