Amnistia Internacional| Maratona de Cartas

Olá Diamond´s

O assunto que trago ao blogue hoje é bem mais sério, e certamente pelo título questionam-se pelo que seja isto da Amnistia Internacional – Maratona de Cartas . Vou tentar fazer este post o mais explicito para vocês de forma, a que todos e a passar a mensagem a mais pessoas para que seja todas as pessoas a ter conhecimento do que realmente se passa no mundo. É realmente importante que todos nós tenhamos o conhecimento do que se passa no mundo, e sendo nós jovens não podemos deixar que nos impeçam de ter conhecimento e de querer atuar sobre as coisas que mais necessitam de que se faça algo. Espero que seja totalmente explicito a mensagem que pretendo vos transmitir, e no fim do post conta os links e os contactos caso queiras atuar de alguma forma.

 

O que é a Amnistia Internacional ?

A Amnistia Internacional, é uma organização não governamental ( maioritariamente conhecido como ONGs , são organizações sem fins lucrativos e são constítuidas formalmente e autonomamente em que são feitas através de ações de solidariedade. Atualmente defende  os direitos humanos com mais de 7 milhões de membros e apoiantes  em todo o mundo. O objetivo declarado da organização é “realizar pesquisas e gerar ações para prevenir e acabar com graves abusos contra os direitos humanos e exigir justiça para aqueles cujos direitos foram violados.

amnistia2

Quando foi fundada ? E como atua ?

A Amnistia Internacional foi fundada em Londres  em 1961 pelo advogado Peter Benenson.

Como atua.. A Amnistia Internacional averigua denúncias de prisões políticas, torturas , execuções. E através do Departamento de Investigação , quando recebem as denúncias vão avaliar todos os recursos e reunir a informação necessária. Contudo , a tudo é necessário existir uma parcialidade na resolução de alguns problemas e não atuam no país de origem e apenas centram-se na divulgação da  luta dos direitos humanos, a luta contra a pena de morte e a proteção dos refugiados.

Uma das campanhas ..

Aconteceu em 1981, a campanha sobre os desaparecimentos. Durante o período dos regimes militares na América Latina, entre os anos 60 e meados dos anos 80, centenas de milhares de pessoas foram mortas, vítimas de desaparecimentos forçados e torturadas, e muitas outras foram obrigadas a exilar-se. O regresso aos governos civis, democraticamente eleitos, não apagou, porém, o legado de impunidade da maioria destes crimes. A ausência de responsabilização pelos abusos cometidos durante este negro período da história ajudou a perpetuar as políticas e práticas que alimentam as constantes violações. Não levar os responsáveis, a todos os níveis de poder, a responder perante a justiça dá um claro sinal de que aqueles que têm poder estão acima da lei.

amnistia1

Maratona de Cartas , o que é ?

A campanha anual da Maratona de Cartas é um dos maiores eventos mundiais de ativismo e epítome do que é a Amnistia Internacional: pessoas que ajudam outras pessoas, onde quer que estas sejam; milhões que se juntam na tentativa de alcançar justiça para homens, mulheres e crianças no mundo inteiro. Todos os anos, desde 2009, e ao longo de várias semanas, a Maratona de Cartas mobiliza os ativistas a agirem em defesa de indivíduos e grupos em risco de sofrerem violações de direitos humanos.

amnistia3

Casos 2018 ..

1º Caso – Atena Daemi ( Irão)

atena irão.jpg

Luta pelo fim da pena de morte no Irão.

 

2ºCaso – Marielle Franco (Brasil )

marielle brasil

Lutou por mulheres negras, pessoas LGBTI, jovens e condenou as execuções ilegais cometidas pela polícia.

 

3ºCaso –Nonhle (África do Sul )

nonhle África

Alguém a quer muito silenciar, mas ela não vai desistir: “Quando me tiras a minha terra, tiras-me a minha identidade.”

 

Maratona de Cartas

 

Aqui fica o link de como podes fazer algo por estas mulheres que lutam pelos direitos dos seres humanos, e pela homenagem de Marielle que foi morta em Março. Vamos ajudar estas mulheres e partilhem o máximo que puderem este link porque é demasiado importante. Também poderás assinar estas cartas na tua escola, informa-te junto dos teus professores para teres conhecimento e do que podes fazer.

Espero que gostem e que sejamos contribuidores para o aumentar do número de assinantes destas cartas, eu já assinei e tu de que esperas? Um beijinho

 

Anúncios

11 Replies to “Amnistia Internacional| Maratona de Cartas”

  1. É realmente um assunto importante, delicado e sim tens toda a razão nós enquanto sociedade podemos sim fazer algo para ajudar todas estas causas.

    Obrigada pela tua iniciativa e vamos ajudar o nosso mundo.

    Gostar

    1. Olá muito obrigada pelo teu comentário minha querida 🙂
      Sim muito muito importante, em Portugal não temos casos assim mas como podemos comprovar e ver , são casos em países complicados e que de certa forma temos de nos unir para ajudar estas pessoas, estas mulheres, estes seres humanos a ganharem VOZ! A conseguirem ter a sua liberdade e a não sofrerem todas as consequências a que têm sido alvo por se expressarem e não ser aceites essas suas mesmas ideias. Por vezes muitas pessoas acham que não podem fazer nada ou simplesmente não querem, mas ISTO é demasiado importante e não devemos fechar os olhos a estes casos. Também somos pessoas, seres humanos, mulheres, temos direitos e a liberdade de expressão. Vamos ajudar o nosso Mundo.
      Um beijinho

      Gostar

    1. Algo que muitas pessoas desconhecem.. e que é muito importante dar voz e a conhecer para que quem está a recorrer a meios como a internet tenha conhecimento do que se passa no mundo. São casos que merecem a nossa importância e lutar pela nossa liberdade de voz, expressão, e enquanto pessoas e mulheres. Um beijinho

      Gostar

    1. Olá Catarina , é verdade ! As pessoas nem sempre dão o devido valor porque nem sempre os assuntos ganham a relevância que mereciam na verdade , e acaba por ficar mais no seu “canto” e quem lhe tenta dar relevância não consegue sozinho. Obrigada e um beijinho

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s