Review | O Envelhecimento da Sociedade

Olá Diamond´s

Uma excelente Quarta-feira para todos! Hoje o post destina-se a mais uma leitura aqui no blogue, o que é sempre essencial porque ler é algo que devia ser fomentado na sociedade atualmente para que não se perca o bichinho de ler.

Certamente quem me conhece poderá questionar a minha escolha do livro pelo título visto que sou mais de ler romances e não propriamente deste género. Mas tenho de vos contar algo que podem até desconhecer , eu tenho bastante interesse por temas assim desta natureza.

Uma das opções para a universidade é seguir segurança social, porque são assuntos de natureza que me interessam bastante . E também duras realidades atualmente, pois os índices de envelhecimento em Portugal cada vez agrava mais e mais.

O-Envelhecimento-da-Sociedade-Portuguesa

Maria João Valente Rosa, professora da Universidade Nova de Lisboa, nasceu em Lisboa em 1961. Licenciada em Sociologia e doutorada em Sociologia ( especialidade Demografia). Autora e coordenadora de inúmeros estudos publicados sobre a demografia portuguesa, designadamente relacionados com a temática do envelhecimento. Esta, desde 2009 , a dirigir a Pordata- Base de Dados Portugal Comteporâneo, projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Este livro aborda temas como : Conceitos de Envelhecimento , o Como e Porquê, os Receios do Envelhecimento Demográfico, e Para Uma Sociedade Mais Inteligente.

Vou falar-vos em geral da obra de forma a deixar-vos a curiosidade a pesquisar mais sobre estes números por vezes assustadores.

 

“Penso que o verdadeiro problema das sociedades envelhecidas não está tanto no envelhecimento da sua população, mas no que as sociedades não mudaram desde que começaram a envelhecer”

O conceito de envelhecimento , torna-se tão conhecido e quase gasto o seu termo atualmente. Aquilo que muitos de nós não sabemos é que existe distinção entre dois tipos de envelhecimento, o envelhecimento individual e o envelhecimento coletivo.

  • Envelhecimento individual: Subdivide-se em duas situações- o envelhecimento cronológico( relaciona-se exclusivamente á idade) e o biopsicológico(distinto do conceito anterior , pois diverge de pessoa para pessoa). Desta forma , o envelhecimento individual não tem destinado um tipo de idade ou pessoa, mas sim depende de pessoa para pessoa e de como é o seu avançar da velhice consoante a sua idade.
  • Envelhecimento coletivo: Para compreender-se de certa forma este conceito, é necessário ter presente a idade e assim são classificados de formas diferentes.

 

Atualmente os grandes receios dos idosos é o sentimento de isolamento de pessoas que residem em zonas mais rurais ou até mesmo despovoadas.

Em suma , a realidade é cada vez mais chocante desde os resultados que aumentam cada vez mais, ao número de idosos que se encontram isolados porque a família os deixou, ou não têm ninguém que tome conta deles e poucas formas económicas têm de poder pagar um lar.

indice de envelhecimento

Vejam mais informações no site: https://www.pordata.pt/Portugal/Indicadores+de+envelhecimento-526-3741

Qual a vossa opinião relativamente ao envelhecimento português?

 

Até amanhã

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s