5 maneiras de estudar para os Exames | Back To School #15

Olá como estão? Espero que a vossa semana esteja a começar bem, e claro para os estudantes melhor ainda porque é já sexta-feira que entramos de férias yeah!!

Para quem acompanha o instagram do blogue , nos últimos dias tenho falado um pouco dos meus estudos para os exames. Vejam : @entrelinhas_bybm , e claro vamos lá a deixar as vossas sugestões de posts para a escola sim?

Hoje o post centra-se nas maneiras de estudar , e eu vou falar de algumas para vocês. Mas não se esqueçam que cada pessoa é diferente , e aprendemos todos de forma diferente e em ritmos diferentes !

Em primeiro lugar , trago-vos um método de estudo que eu vejo nos videos de uma menina que me inspira muito quando pesquiso por studyvlogs , essa rapariga é a Beatriz Martinez . Sigam o seu canal!!

O método que ela usa muito além de todas as cores para ficar tudo bem bonito como ela gosta de ver , é o dividir a folha ao meio para render muito mais e claro para dar outro ar á página do que se for texto corrido e sem cor praticamente. Começei a usar o método de : Dividir a folha ao meio

Imagem do meu instagram do blogue

O poder dividir a folha ao meio permite-nos ter mais coisas escritas em apenas 1 folha ou duas, o que por exemplo para testes e exames ajuda porque fica tudo mais resumido. Resumos são pequenos apontamentos do que pode estar num livro ou num pequeno parágrafo, neste caso como podem ver na imagem, eu estou a estudar para o exame de Português e preciso de tirar tudo o que seja apontamentos do manual. Português nunca foi o meu forte por isso pouca coisa eu sei, e tenho/necessito de todos os apontamentos que sejam fundamentais para o meu estudo, para mais tarde poder reler e fazer exercicios ( tudo isto antes do dia do exame de preferência).

Em segundo lugar, é importante não usar apenas uma ou duas cores, usem o máximo de cores que podem! Porque as cores permitem que não fiquemos tão cansados ao ler/escrever, permite-nos manter o foco em algo. E como vêm na imagem acima eu uso marcadores para diferenciar as coisas e para me ser mais simples.

Em terceiro lugar, façam a vossa to do list onde têm uma lista com as várias coisas que tem de atingir ! É super simples.. Uma to do list permite que estejamos organizados e que claro saibamos o que temos de fazer em por exemplo 4horas , ou no resto daquele dia sem falta. Permite também que se vá assinalando tudo o que se consegue fazer e no fim ? Apercebemo-nos que estivemos bastante produtivos quando fazemos mais que 1 ou 2 coisas (o habitual porque não gerimos bem os nossos tempos correto?)

Em quarto lugar, realiza exercícios da matéria que te vai calhar, faz exames tudo o que possas. Depois conforme vais realizando os exercicios conseguirás perceber no que tens mais dúvidas e no que já estás pro.

Em quinto lugar, temos a técnica do pomodoro , a meu ver é indicada para todos os que se distraem facilmente e que não conseguem estar muito tempo de volta de um livro e de um caderno.

Modo de usar: -Programas o pomodoro durante 25 minutos e pausas 5 minutos

-Depois de essa pequena pausa voltas a estudar 25 minutos e assim sucessivamente

Sendo sincera nunca experimentei esta técnica do pomodoro porque habitualmente quando estudo, fico por 1h ou 2h assim e depois pauso para o almoço/lanche/jantar ou para descansar o resto das horas. Mas lá está modifica de pessoa para pessoa por isso façam o que vos melhor serve para vocês e claro bons resultados a todos!

Um beijinho a todos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s