Entrevista| Carla Santos (2ºParte)

Olá a todos, hoje temos a 2ºParte da entrevista da nossa querida Carla . Que acharam da 1º Parte ? Se não viste vai ver porque não te vais arrepender!

Vamos lá então..

[Faço o melhor que consigo e está tudo bem!]

Porquê o nome Doula ?

Doula é a minha profissão, é o que amo fazer. É a magia de ver uma vida a crescer na barriga, a nascer e a desenvolver-se, ao mesmo tempo que os pais passam exactamente por essa transformação. Optei por escrever sobre o que faço, e o que me move.

 O que é uma Doula ?

A tradução da antiga Grécia é “aquela que serve”. A Doula é a figura que tem como objectivo, garantir o conforto daquela mulher. Não é a parteira, não realiza actos médicos, não faz prescrições e não interfere em decisões/opiniões médicas. Uma Doula é a mulher que vai apoiar a mulher ou casal, a preparar o parto (de modo a haver um conhecimento prévio do perfil, das preferências, dos cuidados que pretende) ou no pós-parto. Mantemos aquela mulher confortável, através de métodos não farmacológicos de alívio da dor, estamos atentas ao conforto daquela mulher, se precisa de uma água, de se levantar ou mudar de posição, se está com frio/calor, ao mesmo tempo que reconhecemos os sinais fisiológicos do trabalho de parto e as necessidades de cada um deles. O mesmo com o companheiro ou companheira, relembramos que precisam de comer, conversamos, tranquilizamos. A Doula pode estar presente num parto hospitalar ou num parto domiciliar, que o foco é exactamente o mesmo: manter o conforto, a tranquilidade, e dar força e segurança. Também estamos disponíveis para falar abertamente, facilitar o acesso a informações várias; amamentação, cuidados ao bebé, organização para o pós-parto, informação cientifica fidedigna (OMS/ Cochrane, etc…), conforme os desejos do casal. No pós-parto apoiamos naquelas coisas que as famílias em modo apaixonado e atarefado, acabam por ter menos tempo, apoiamos na amamentação, na organização, nos cuidados ao bebé e também estamos atentas para despistar alterações emocionais que careçam de apoio profissional.

Qual a frase motivacional pela qual te guias no teu dia-a-dia ?

Faço o melhor que consigo e está tudo bem!

Qual o projeto que pretendes agarrar em breve ou que gostarias de ter oportunidade de agarrar?

Actualmente estou a reorganizar o meu trabalho como doula e estou focada nele a 100%. O que sonhava, era com bancos de doulas nos hospitais, para pessoas que não consigam pagar esse apoio.

Pensas muito sobre o futuro ?

Penso mais no dia-a-dia. Desafio a desafio. No futuro penso a um nível global. Preocupa-me o mundo quando os meus filhos forem crescidos. Portanto farei de tudo para deixar um mundo melhor do que o que encontrei. E aí, voltamos novamente ao dia-a-dia, desafio-a-desafio.

Se pudesses mudar uma coisa na tua vida o que era ?

Se fosse possível, comprava uma autocaravana, e trabalhava como doula pelo mundo fora. Aprenderia as várias formas de viver a gravidez, o parto e o pós-parto nas diferentes culturas, e espalhava o que adquiria de cada uma delas por onde passasse. Tipo a abelha dos partos, polinizando culturas respeitosas da mulher, da criança. Acho que nascendo com amor, crescendo com amor, é uma via muito poderosa de trabalhar para um mundo com mais amor e empatia. Começa na forma como nascemos.

Links dos seus sites:

www.doulacarlasantos.pt

www.facebook.com/doulacarlasantos

www.instagram.com/doulacarla

https://doulacarlasantos.wordpress.com/blog/

Adorei conhecer a Carla e vamos la seguir os seus sites. Espero que tenha gostado de a conhecer, um beijinho e obrigada por teres aceite participar.

Anúncios

2 Replies to “Entrevista| Carla Santos (2ºParte)”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s